terça-feira, 3 de novembro de 2015

AS CORES


“Gosto das cores, das flores, das estrelas, do verde das árvores, gosto de observar. A beleza da vida se esconde por ali, e por mais uma infinidade de lugares, basta saber, e principalmente, basta querer enxergar”.

AS CORES – E A MAGIA DE UM UNIVERSO COLORIDO

Em algum dia da sua vida, ao levantar-se da cama, você já agradeceu as cores? Agradeceu pelo amarelo dourado do Sol, o azul do Céu e do Mar, o verde da Natureza, o rosa e o violeta encontrado nas flores, o branco das nuvens, sem esquecer do vermelho, cor do coração, que transborda Amor e Paixão?

Será que em algum momento da tua existência você já parou para contemplar o espetáculo colorido que nossos olhos tem acesso diariamente e de forma gratuita? E reparou que tudo a nossa volta é repleto de cores, tornando todas as coisas mais belas?

Se a sua resposta para as perguntas acima foi não, então eu simplesmente lhe digo que nunca é tarde para começar a agradecer, pois você já imaginou o que seria um mundo sem cores? Ou se Deus tivesse criado o mundo em preto e branco ou simplesmente monocromático?

Com certeza o mundo teria um aspecto triste, pois são justamente as cores que trazem vida e alegria ao Universo. As cores estão presentes na natureza distinguindo espécies em todos os reinos: mineral, vegetal, animal e hominal. Somos agraciados com infinitas combinações de cores de cristais, flores, frutas, vegetais, animais, pássaros, entre outros; cada qual resplandecendo sua beleza através de uma ou mais combinações de cores.

No reino hominal temos pessoas que nascem com olhos pretos, castanhos, verdes, azuis. Outros que possuem cabelo preto, castanho, branco, louro ou ruivo. Temos os índios conhecidos como pele vermelha, os povos orientais denominados de pele amarela, os europeus ou povos ocidentais também chamado de homem branco, e os africanos ou negros, além da miscigenação existente com o cruzamento entre as raças. Todos fazendo parte de uma única família: A FAMÌLIA HUMANA.

Como você pode perceber as cores se misturam no Universo resultando em uma composição bela e harmônica, que reflete a perfeição e o Amor do Criador para com seus filhos. Mas apesar da beleza das cores, infelizmente em pleno século XXI ainda temos que conviver com o preconceito racial e com pessoas que se julgam superiores, simplesmente por terem uma cor de pele diferente. Na natureza todas elas se misturam e vivem juntas, em harmonias, mas o homem prefere ignorar a beleza dessa mistura e destilar seu ódio racial, através da violência, guerras, supressão de direitos...Isso me faz lembrar a lenda do do Arco-Íris, de autoria desconhecida, que segue abaixo para reflexão:

A LENDA DO ARCO-ÍRIS

Houve uma vez em que as cores do mundo começaram uma disputa entre si. Cada uma reivindicava para si que era a melhor.

A mais importante.
A mais útil.
A mais bela,
A favorita...

As cores se ostentavam, cada uma enaltecendo sua superioridade.

A disputa estava cada vez mais acirrada, quando, de repente, um flash surpreendente de um trovão iluminou tudo...

A chuva verteu implacavelmente.

As cores se encolheram de medo, enquanto procuravam ficar mais perto uma das outras.

No meio do barulho, a chuva começou a falar:

- Vocês, cores tolas, lutando entre si, cada uma tentando dominar as outras...vocês não sabem que cada cor traz um propósito especial? Nem igual, nem diferente? Deem as mãos e venham a mim.

Fazendo como lhes fora dito, as cores se uniram e deram-se as mãos. E a chuva continuou:

- De agora em diante, quando chover, cada uma de vocês se mostrará pelo céu, em um grande arco colorido, para lembrar que se pode viver em paz. Criarão o Arco-Íris; e ele será sempre um sinal de esperança.

E assim, sempre que uma boa chuva lava o mundo, um lindo Arco-Íris aparece no céu, mostrando a amizade e a paz entre as cores.

Na música “Pensamentos”, de composição de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, temos uma passagem, que vale a pena ser ressaltada, pois vem ao encontro do texto:

“E eu penso nas razões da existência contemplando a natureza nesse mundo, onde às vezes aparente coincidências tem motivos mais profundos. Se as cores se misturam pelos campos é que flores diferentes vivem juntas, e a voz dos ventos na canção de Deus, responde todas as perguntas”
Quando unimos nossas mãos, nossas diferenças ficam menores. Nosso poder aumenta e nos tornamos muito mais belos. Que um dia possamos alcançar a paz e viver em harmonia, assim como as flores nos campos. E, assim, se torne realidade outro trecho da música "Pensamentos", nos seguintes versos:  

“Quem me dera que as pessoas que se encontram se abraçassem como velhos conhecidos, descobrissem que se amam e se unissem na verdade dos amigos. E no topo do Universo uma bandeira estaria no Infinito iluminada pela força desse AMOR, luz verdadeira. Dessa PAZ tão desejada”

NAMASTÊ




Um comentário: