THÝMOS - GLÂNDULA TIMO, A CHAVE DA ENERGIA VITAL!

"Eis o meu segredo: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos. Os homens esqueceram essa verdade, mas tu não a deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."
(Antoine de Saint-Exupéry)


THÝMOS

O Timo, em grego,Thýmos, significa energia vital...

A glândula Timo, considerada a chave da energia vital, está situada ao nível do coração e está relacionada aos sentidos/sentimentos/emoções, consciência e a linguagem, sendo a ligação entre corpo e mente, ao interno e externo. Essa glândula é responsável pelo funcionamento do sistema imunológico. Ela cresce quando ficamos alegres, felizes, contentes e diminui consideravelmente quando ficamos doentes, quando nos estressamos, ficamos tristes. Ela é afetada profundamente pelos sentimentos de amor e ódio, bem como pelas palavras e pensamentos.

Quanto ao pensamento... Ela é ativada conforme nossas ideias, ou seja, pensamentos positivos ativam sua energia e todo seu potencial, em contrapartida, pensamentos negativos enfraquece sua energia e baixam a imunidade.

Por estar próxima ao coração, também é relacionada ao Chakra Cardíaco. Ele rege os pulmões, o coração, os braços e as mãos. Esse chakra situa-se na região do tórax, entre a quarta e a quinta vértebra. É o chakra responsável pela irrigação do coração. O coração é um músculo oco, que se relaciona com o sistema nervoso parassimpático, e que bombeia sangue rico em oxigênio a partir dos pulmões para todas as partes do corpo. O sangue bombeado pelo coração tem três funções principais; transportar água, alimento para as células e oxigênio. O coração está intimamente ligado aos nossos sistemas: circulatório, linfático e imunológico.

O chakra cardíaco também é o centro energético dos sentimentos e emoções. Esse centro de força dá sustentação aos serviços da emoção e do equilíbrio em geral, agindo como filtro. Sua função é o amor e está ligado às emoções superiores, afetos, sentimentos e à necessidade pessoal de aceitação e apreciação. Nele residem, por exemplo, a bondade, a piedade, a afeição e também o ódio. Em suma, todas as emoções sujeitas à vontade. As emoções violentas e descontroladas afetam diretamente a fisiologia do coração, sendo, portanto, o chakra mais afetado pelo desequilíbrio emocional. Por isso todo e qualquer processo de cura tem sempre de começar pelo coração.

O chakra cardíaco representa ainda, o início da jornada espiritual e a conexão com o Eu Superior, pois ele comanda a interação de amor com as pessoas, a natureza e o universo. A pessoa que possui esse chakra bem desenvolvido tem amor incondicional por si mesmo e pelos outros, age com amabilidade e sabe perdoar, revelando bondade, compaixão, equilíbrio, altruísmo, esperança, harmonia e paz. Os apegos aos prazeres terrestres, honras e humilhações, não o preocupam. Vive em harmonia com os mundos interior e exterior, tornando-se um canal de amor para o trabalho de assistência espiritual e material ao próximo.

A elevação das energias do chakra cardíaco acontece em quem já está desenvolvendo a capacidade de pensar e atuar em termos de coletividade. O ser começa a dominar o SEU EU obtendo sabedoria e força interior. A energia Yin/Yang se equilibra. Um ser centrado no seu chakra cardíaco começa a evoluir, além dos limites de seu ambiente para tornar-se autônomo e sua vida se torna então uma fonte de inspiração para os outros. A pulsação do chakra do coração saudável é a mesma pulsação dos batimentos cardíacos constantes. Esse ritmo de pulsação é universal e quando o chakra está equilibrado traz confiança, com uma sensação de que podemos encarar a vida de frente, de peito aberto, pois estamos em paz com os outros e com o universo.

Portanto...
Entrem em harmonia consigo mesmo, mantendo pensamentos positivos e equilibrando corpo e mente. 
Ame-se e seja feliz!

Abraços,
Claudinei Milsone e Fabiane Silveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário